Maestro

                                                 Renata Maria da Silva Oliveira
 
maestrina
 
          
CurriculumNasceu em 1990, iniciou os seus estudos musicais na Escola de Música da Banda Visconde de Salreu aos 7 anos em Clarinete, ingressando no Conservatório de Música de Aveiro, Calouste Gulbenkian, no mesmo instrumento em 2002, onde completou os 8 anos de estudos com boas classificações.

Enquanto Clarinetista participou em Masterclass com António Saiote, António Rosa, Carlos Piçarra Alves, Quarteto Vintage, entre outros. Trabalhou com maestros como Jan Cober, Jan van der Roost, José Pascual Vilaplana, Miguel Moreno Guna, Luís della Fonte.

Mantém-se enquanto Clarinetista e solista na Banda Visconde de Salreu onde é monitora de Clarinete na Escola de Música da mesma instituição. Desde 2009 é responsável pela Classe de Clarinete da Escola de Música do Orfeão da Foz do Douro.

Em 2008 ingressa no Mestrado Integrado em Psicologia na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, onde obteve o grau de Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde em 2013.

Em paralelo com os estudos universitários, nos primeiros meses de 2011 teve aulas de Direcção com o maestro e compositor Afonso Alves.

Desde Abril de 2012 integra a Classe de Direcção de Orquestra do professor Jean-Marc Burfin na Escola Corda Perfeita em Lisboa.

Em Junho de 2012 obtém o Diploma em Direção de Banda de Sopros e Militar da Association Board of the Royall Schools of Music (ABRSM – Londres).
É voluntária do projecto Social Jovem da Santa Casa da Misericórdia de Estarreja desde Junho de 2012 no âmbito do qual dinamiza o Atelier de Expressão Criativa.

É a fundadora e directora artística do projecto “Músicos da Nossa Terra” que teve a sua primeira edição em Julho de 2012 e que juntou mais de 100 músicos do Concelho de Estarreja.

Entre Outubro de 2012 e Dezembro de 2014 foi maestrina da Sociedade Filarmónica de Mões.

Foi desde Janeiro de 2015 a Setembro de 2016 maestrina da Sociedade Artística Musical Carvalhense, Carvalhais, freguesia de Lavos, concelho de Figueira da Foz, tendo regressado em Setembro de 2017, sendo presentemente a atual maestrina.

Iniciou o Mestrado em Direção de Orquestra na Universidade de Aveiro, com os professores António Lourenço, Vasco Negreiros e Ernst Schelle, em 2014 tendo terminado em 2016; Integra a classe de direção do maestro Jean-Sebastien Béreau em Lisboa desde 2014.

Frequenta desde 2016 o mestrado de Direcção de Orquestra   escola Koninklijk Conservatorium Den Haag na Holanda na classe do professor Alex Schilings

Regressou aos comandos da filarmónica da SAMC em Setembro de 2017, sendo presentemente a atual maestrina.

 

 


 ____________________________________________________________________

 Maestros Anteriores:
  Tiago Lopes Oliveira
 – Vítor Ferreira;
– Reinaldo;
-Manuel Pinto;
– Sílvio Carvalheiro;
 
 
 
 
 
 
Advertisement